quinta-feira, 21 de novembro de 2019

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE IMIGRAÇÃO? HONESTAMENTE By Josimar Salum


O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE IMIGRAÇÃO? HONESTAMENTE
Josimar Salum (*)

Nos Estados Unidos a questão migratória tem estado em destaque na mídia nos últimos meses e continuará até depois de 2020, após as eleições presidenciais.

Tenho trabalhado há mais de 20 anos em favor das comunidades imigrantes no país e posso afirmar que precisam mesmo é de soluções para os seus embates diários, ouvir menos discurso demagogo e não acreditar em “fake news”. Tão pronto uma notícia é veiculada sobre deportações e outros assuntos de interesse, os arautos do desespero e da má informação inundam as mídias sociais com mensagens de terror e medo, especialmente alguns advogados e jornalistas que às pressas veiculam as  notícias com uma dose grande de sensacionalismo, à espera de clientes e ouvintes aterrorizados.

Se puder ler até ao final gostaria de fazer um resumo dos fatos que norteiam estes assuntos nos Estados Unidos.

As leis de asilo do país (são brechas - “loopholes” na legislação) incentivam um êxodo de milhares de imigrantes para as fronteiras do sul. São mais de 100 mil pessoas por mês que entram nos Estados Unidos nas fronteiras do Sul e não há recursos humanos e físicos disponíveis para lidar com este fluxo de gente.

As preocupações das autoridades americanas é que esta gama de pessoas está trazendo doenças, por não terem sido possivelmente submetidas à vacinações em seus países; a entrada de criminosos perigosos incluindo os que foram deportados anteriormente; tráfico humano para exploração de crianças e mulheres; inundação de drogas feitas pelos cartéis; a falta de juízes suficientes para lidar com esta demanda enorme de pedidos de asilos; insuficiência de alojamentos adequados para suportar esta multidão crescente - com milhares de menores - e ao conseguirem entrar no país provocam a saturação dos serviços públicos, especialmente das escolas e das clínicas de atendimento para saúde. É o famoso “cai, cai”, uma brecha na legislação sobre pedido de asilo, que a Casa dos Representantes de maioria democrata precisava eliminar, mas não quer.

Por outro lado, o Governo já detectou a entrada de milhares e milhares de “turistas” que deixam seus vistos vencerem e fixam sua residência no país. Beneficiados pelo aquecimento da economia, facilmente conseguem empregos quando chegam. Até no Uber e Lyft conseguem trabalho. Além destes casos, são milhares de brasileiros e brasileiras, por exemplo, que entram com o visto de turista e pedem a mudança para um visto de estudante quando de fato passam a residir no país.

Existem nos Estados Unidos mais de 25 milhões de estrangeiros indocumentados. O número de 11 milhões se tornou um símbolo. É apenas um símbolo.

Falar em desalojar e deportar milhões de imigrantes é apenas retórica vazia, porque na prática, isto seria devastador não somente para os imigrantes, mas para a economia de muitas regiões do país que dependem destes imigrantes para alugarem seus imóveis, preencher as vagas de trabalhos básicos, especialmente da construção, que sustenta o “boom” desta economia.

Detidas, não haveria espaços suficientes para serem mantidas enquanto aguardam a deportação. Só o custo de passagens seria gigantesco. Não existem aviões suficientes para transportar de uma só vez esta gente toda de volta aos seus países nem casas de detenções para aloja-los enquanto esperam.

A PRIORIDADE DE DEPORTAÇÃO DO GOVERNO TRUMP

A priorização oficial do Governo Trump é deportar imigrantes criminosos. A promessa de deportação sumária dos imigrantes que estão no país menos de dois anos que tem seus vistos vencidos é sintomática. Parece sinalizar para uma legalização em massa dos que estão aqui há mais tempo, com uma solução que não vise a aquisição da cidadania.

Honestamente todos nós sabemos que não está certo viver num país estrangeiro sem documentos, por ser uma violação legal, e todos têm consciência que ao mudarem para os Estados Unidos sabem que estarão sob o risco de serem deportados se permanecerem aqui sem documentação. Não adianta tentarmos justificar, simplesmente sabemos que não está certo. Não se trata de emitir juízo condenatório sobre quem está certo ou não, são fatos que todos estamos conscientes, seja no Brasil (que tem leis muito mais severas para imigrantes indocumentados), seja nos Estados Unidos.

MEDIDAS EM DESENVOLVIMENTO PARA RESOLVER A CRISE MIGRATÓRIA.

Diante deste quadro permita-me esboçar algumas linhas sobre as possíveis medidas, baseados nos exemplos da história, que serão tomadas, se for eleito um congresso de maioria republicana e um presidente republicano em 2020. A tradição dos democratas neste tema embora sejam “simpáticos” às causas imigrantes é puramente retórica, pois ao assumirem o poder executivo com maioria nas duas casas legislativas não fazem nada. Foi assim com Obama nos dois primeiros anos de seu primeiro mandato. Prometeu  na campanha fazer a reforma migratória no primeiro ano de seu mandato, e não fez, mesmo tendo maioria absoluta no Congresso.

Temos que enfocar nas soluções mais calculadamente, e não simplesmente agir emocionalmente ou por sensacionalismo. Precisamos ouvir a Verdade. “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará.”

1. O muro será construído na fronteira sul do país com o México.

2. Milhões de imigrantes criminosos paulatinamente serão deportados do país. Calcula-se de 3 a 5 milhões. Com muitos imigrantes de boa índole sendo deportados por efeito colateral de estarem ligados à estes criminosos ou por estarem em locais indevidos.

3. O ICE continuará a prender imigrantes que tem cartas de deportação - calcula-se que sejam mais de um milhão de pessoas nesta condição.

4. O ICE procurará imigrantes que estão no país com menos de 2 anos, cujos vistos estão vencidos, para promoverem suas deportações sumárias. Eu penso que isto seja temporário. Provar-se-á ser mais de palavras que ações concretas.

5. A retórica vazia de ultra esquerdistas continuará tentando incendiar a opinião pública, como chamar os alojamentos na fronteira de campos de concentração. A população americana será saturada desta propaganda e será movida por compaixão a pedir uma reforma migratória geral e irrestrita que resolva de vez este problema. Seria isto parte de uma estratégia do atual governo?

A POLÍTICA DE IMIGRAÇÃO DO PRESIDENTE TRUMP

A política do Presidente Trump anunciada oficialmente desde Agosto de 2016:

1 - A favor da imigração legal por mérito. Não há referência à vinda legal de imigrantes para satisfazer a demanda nas fazendas, construção, hotelaria e uma infinidade de trabalhos básicos. É impossível hoje alguém conseguir um visto de trabalho para estas categorias. Sem promover esta demanda não resolver-se-á o problema da imigração ilegal que ocorre pelas portas da frente.

2 - A favor da admissão de refugiados desde que sejam avaliados (vetting) antes de chegarem ao país, para evitar a entrada de terroristas e de pessoas que não amam aos Estados Unidos. Acho que há uma intenção velada de diminuir ao máximo a entrada de muçulmanos ao país para evitar o que ocorre na Inglaterra, na Alemanha, na Bélgica e na França. Só não se pode falar sobre isto.

3 - Expulsar criminosos do país, varrer especialmente das ruas a presença de “gangs”, como o MS-13, violenta e cruel, que comete crimes hediondos.

4 - Legalizar os jovens do DACA e seus pais. Os democratas rejeitaram a proposta do Governo para beneficiar entre 3 a 5 milhões de pessoas por não aceitar a proposta de liberar recursos para a construção do “muro”.

5 - A construção do muro. Rejeitada pelos democratas o muro está em construção  (centenas de milhas) por força e provisão de uma medida executiva de emergência que permite ao governo alocar recursos de outras áreas.

6 - Estabelecer meios para que as pessoas venham legalmente. Ênfase na imigração legal, como mencionamos anteriormente. Entretanto, é muito interessante, por exemplo, o perfil de pessoas que estão recebendo vistos de turistas e estudantes para os Estados Unidos. São milhares e milhares de casais novos com uma ou duas crianças, culturalmente preparados, que chegaram e estão chegando no país. Parece uma seleção intencional feita pelas autoridades consulares. Verificado este fenômeno que o ICE está visando deportar sumariamente estas pessoas não podem ser deportadas, porque estão cobertas por vistos de estudantes.

7 - De acordo com o programa do Presidente, depois que todas estas medidas forem tomadas, “iremos estudar o que faremos com os que permaneceram aqui.” Para mim é a sinalização de uma reforma migratória ampla nos moldes do que fez Ronald Reagan em 1986.

Ninguém deseja vir para os Estados Unidos nem permanecer aqui ilegalmente. A pressão no Brasil, por exemplo, é tão grande, econômica, por segurança, por melhores condições de vida, que todo mundo deseja vir morar nos Estados Unidos. As autoridades sabem que esta multidão está trabalhando, estudando, alugando casas, comprando e vendendo, aquecendo a economia, suprindo vagas de empregos, atendendo às necessidades do país. Tanto que sabem que não impõem nem forçam o cumprimento da lei de proibição de contratação de indocumentados aos empresários. Impõem a lei sobre os imigrantes, mas ignoram os empresários.

O QUE O IMIGRANTE PRECISA FAZER?

1 - Buscar incessantemente a proteção de Deus. Deus ama a todos os imigrantes, sejam documentados ou não. É preciso invocar o Nome de Jesus. Não me refiro a atividade religiosa, mas um relacionamento com Deus.

2 - Não infringir as outras leis do país.

3 - Adquirir o ITIN para fazer as declarações de imposto de renda. Não aceite fazer o ITIN no mesmo ano que chegou. Você não pode trabalhar, mas já que trabalhou e ganhou dinheiro, o IRS (receita federal) lhe dá um número para pagar seus impostos. E com este número pode abrir uma empresa (corporation). Mantenha suas declarações em dia. Não adianta fazer declaração com valor abaixo de $22000, se é casado com um filho. Fazer a declaração não basta, é preciso fazê-la com valor adequado, que prove sua autonomia para viver no país.

4 - Não falar mal do país, especialmente através das mídias sociais, mas abençoar, bendizer e amar. Procure a paz do país para o qual foi transportado, porque na sua paz você terá paz.

5 - Não descumpra as leis de trânsito. Se dirigir, não deixe seu veículo com irregularidades, especialmente mantenha o seguro em dia e o carro em condições impecáveis.

6 - Seja voluntário em sua cidade, servindo sua comunidade no máximo que puder. Envolva-se com americanos também. Evite festas noturnas e de todo o modo, o alcoolismo e as drogas ilícitas.

7 - Aprenda inglês. Seja isto prioridade para você. Quanto mais cedo você falar a língua mais terá chances de prosperar.

Finalmente, as pessoas não querem ouvir uma verdade dolorida, mas se a pessoa não ama os Estados Unidos e odeia tudo o que representa, deve voltar para o seu país de origem.

De uma coisa estou certo, ainda mais quando as coisas parecem se complicar, haverá nos próximos anos uma reforma migratória como nunca houve neste país. São 25 milhões de imigrantes adormecidos, que se legalizados, darão um boom nesta economia de uma forma tão grande, que soa para mim, como uma carta na manga, para o bem desta terra dos fortes e dos livres.

(*) Josimar Salum é Presidente da Youseph and Daniel, Inc - uma empresa de consultoria, contabilidade e ensino. www.yousephdaniel.com

6 comentários: