quarta-feira, 29 de abril de 2020

ALERTA URGENTE PARA LÍDERES NO MUNDO DE NEGÓCIOS


ALERTA URGENTE PARA LÍDERES NO MUNDO DE NEGÓCIOS - O MUNDO ESTÁ SENDO REDESENHADO DEPOIS DESTE NOVO CORONAVIRUS* 
Editado por Josimar Salum

*Eu acho muito bom e sugiro a você que leia este texto com muita atenção. Recebi de meu primo Ricardo Gouvêa, Sócio Consultor da DNA de Vendas. www.dnadevendas.com.br/*

Ricardo é Especialista em desenvolvimento organizacional com foco no aumento da produtividade de vendas. Parece-me que este texto são “Insights” da “live” do Silvio Meira do Cesar e da live do Divesh Makan da Iconic! *

Sou Fundador e Consultor na empresa Youseph and Daniel, Inc
www.yousephdaniel.com

Estas previsões e notas estão muito próximas do que temos conversado nos últimos dias. Se eu fosse você parava tudo para ler o que está aqui.

1) Empresas terão que abandonar a "*gambiarra digital*". Ou é digital mesmo ou não é. Plataformas digitais competentes mesmo que sejam pequenas são as que vão sobreviver;

2) Comércio online deixa de ser uma opção secundária de compras. As lojas físicas serão redesenhadas como espaços de experimentação da marca mas as vendas migrarão mais rapido para o online do que se imagina antes;

3) 95% das lojas Starbucks foram reabertas na China mas o movimento na loja é de 60% do que era. As pessoas não consomem mais na loja, compram e vão embora. Starbucks tem que rever o modelo reduzindo espaço de convivência;

4) Os maiores varejistas americanos já demitiram mais de 1 milhão de pessoas e devem reempregar somente 85 % deles no fim da crise. A explicação é que o comércio tradicional vai encolher.

5) O negócio de seguradoras vai sofrer profundas transformações;

6) Educação online está se provando no meio da crise. Vai haver uma revolução na forma como se aprende em todos os níveis.

7) Sai o estoque _just in time_ e entra o _just in case_. As empresas aprenderam com a crise que precisam ter estoques maiores de segurança, principalmente quem tem cadeias longas de fornecimento;

7) EUA desenvolveu uma cadeia de _supply_ com a China nas últimas décadas que fez com o tempo os americanos perderem capacidade tecnológica de fabricar no pais. Isso vai mudar por questões de segurança. O globalismo sofrerá um duro revés, substituido pelo protecionismo.

8) Não existe setor da economia ou tamanho de negócio que possa dizer "*eu não tenho necessidade de investir no digital*". Quem pensar assim não tem futuro.

9) Hábitos de viagem mudarão radicalmente. Redução absurda nas viagens de negócios substituidas pelas videocalls. Viagens de lazer serão mais para o interior junto a natureza em lugares com baixa concentração de pessoas.

10) Existem 1.700.000 virus detectados em animais, desses 1.700 são coronavirus. Temos que aprender com essa crise e preventivamente estarmos prontos para ter um surto por década.

11) O modo de viver de se relacionar de trabalhar vai mudar tanto que nós dividiremos a história em "Antes do Corona" e "Depois do Corona".

12) Essa crise traz a oportunidade de uma grande revolução nos sistemas de educação e de saúde usando o online para atender a população.

13) Direitos individuais x saúde será um dos grandes debates no mundo a medida em que rastrear individualmente cada individuo é uma das estratégias mais eficazes de controle de epidemias, mas pode ser usado pelos Governos para controle das pessoas .

14) O consumidor foi "forçado" a migrar nesse momento para o comércio online. As empresas que conseguirem proporcionar uma experiência muito boa em todos os aspectos não perderão esse cliente para as lojas fisicas ao fim da pandemia. Ao contrário, as empresas que se mostrarem despreparadas perdem espaço.

15) Assim como os remanescentes da antiga industria americana tem dificuldades de se recolocar e acabam por sustentar posições políticas protecionistas (que culminou com a eleição do Trump), esse movimento vai se alastrar pelo mundo com o crescimento rápido da industria digital. Conclusão: quem hoje está ocupado já precisa começar a pensar na sua futura profissão, tem que se atualizar o tempo todo nas novas tecnologias. As empresas de educação e o MEC precisam se comunicar com o mercado incessamente e entender as necessidades para fornecer os conteudos demandados que não são mais aquilo que as universidades hoje entregam aos alunos. Retreinamento contínuo. Na sociedade do conhecimento não existe "ex-aluno". Ou vc está aprendendo o tempo todo ou vc está desempregado.

16) Não vejam a crise como momento de cortar custos. Pensem em *investir em novas areas em novas tecnologias*, vai ter muita oportunidade para as empresas que agirem rapido, vamos renascer num mundo novo, viveremos um "*novo normal*", a vida vai ser diferente, ninguem sabe exatamente como mas temos que estar abertos e preparados para nos adaptar com agilidade ao que vier pela frente

17) O setor agricola brasileiro tem uma oportunidade de ouro, precisa investir cada vez mais em tecnologia e digitalização, e na qualificação dos seus profissionais e gestores.

* O Corona é um enorme asteróide que já bateu no solo. Dinossauros já estão morrendo! *

11 comentários:

  1. Esta leitura foi importante para mim. Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Moro nos EUA e por aqui os grandes outlets estão fechando, creio que não haverá mais loja física apenas on-line. #futurotecnologico

    ResponderExcluir
  3. Nos abriu a mente em relação ao nosso futuro proximo...

    ResponderExcluir
  4. Muito atual e conectado à realidade. Gostei.

    ResponderExcluir
  5. Uma visão do futuro/presente. É um alerta sobre como nossas vidas terão que se adaptar a uma nova realidade.

    ResponderExcluir
  6. Nenhuma novidade no texto, com o advento do Covid-19, muitos despertaram pra realidade do mundo tecnológico e digital.

    ResponderExcluir
  7. Vivemos no mundo líquido, todas às possibilidades física ou virtual , são vulneráveis e são necessárias ontem, hoje é sempre.

    ResponderExcluir
  8. Muito pertinente.... O livro Homo Deus aprofunda este assunto... Vale a leitura!

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante, pois, estou vivenciando esta nova era.
    Temos que renovar urgentemente.

    ResponderExcluir
  10. Bom ameu ver quando asistindo eu em dv d o arebatqmento 1 2 3 deu para se persebe que quando o diabo satanas aparese na cidade as coisas começarao aconteser em busca e bstisar em nome de jesus o filho de Deus ai começa o arebatamento e quen nao tinha o tips 666 nso conprava nada sen o tipes e mais omenos isto que estamod vivendo nos ut8mos seculos tudo culpa de satanas que ja esta mani festado e esete viros asustador e um dos rei deste seculo o capeta agora evi jir qurn esta firme na Rochs que e jesus nao seabala mais permanese para senpre

    ResponderExcluir