sábado, 8 de maio de 2021

10 DE MAIO, DIA DE JERUSALÉM: A CONQUISTA FOI UM MILAGRE.Tricia Miller

10 DE MAIO, DIA DE JERUSALÉM: A CONQUISTA FOI UM MILAGRE.Tricia Miller

             Israel está celebrando esta semana o 54º aniversário da reunificação de Jerusalém porque segunda-feira, 10 de maio, é o Dia de Jerusalém, ou Yom Yerushalayim em hebraico. 10 de Maio foi o dia que as forças israelenses ganharam o controle do Monte do Templo e partes orientais da cidade durante a Guerra dos Seis Dias de 1967. A autoridade israelense sobre uma Jerusalém unificada pôs fim a 19 anos de uma cidade dividida  no rescaldo da Guerra da Independência de Israel em 1948.


 No verão de 1967, o Estado Judeu foi, mais uma vez, forçado a se defender contra uma ofensiva combinada dos exércitos do Egito, Jordânia, Síria e Líbano - lançada em outra tentativa de varrer Israel do mapa.  No decorrer da guerra, a parte israelense, ou ocidental, de Jerusalém foi atacada pela Jordânia, que ocupava as partes orientais da cidade desde 1948. Durante a batalha por Jerusalém, as forças israelenses tiveram a oportunidade inesperada de libertar partes do  cidade controlada pela Jordânia, incluindo o Monte do Templo.  Como resultado, a capital de Israel foi unificada sob a autoridade israelense.  De acordo com o calendário bíblico, a reunificação de Jerusalém ocorreu no dia 28 do mês de Iyar.  Em 1967, esta data correspondia a 7 de junho do calendário gregoriano, e neste ano é 10 de maio.


 A Guerra dos Seis Dias foi precedida por anos de ataques contra civis israelenses por árabes, retórica inflamada por parte dos líderes árabes e a mobilização de forças árabes nas fronteiras de Israel.


 Em 1965, terroristas árabes realizaram 35 ataques violentos contra Israel.  Em 1966, o número aumentou para 41 e, nos primeiros quatro meses de 1967, foram lançados 37 ataques.  Durante o mesmo período, a Síria usava rotineiramente as Colinas de Golan para lançar mísseis contra fazendas israelenses no vale abaixo.


 Enquanto esses ataques a civis israelenses aconteciam, o presidente do Egito, Gamal Abdel Nasser, fazia discursos regulares ameaçando uma guerra aberta contra Israel.  Em 27 de maio de 1967, ele disse: "Nosso objetivo básico será a destruição de Israel. O povo árabe quer lutar."  No dia seguinte, ele acrescentou: "Não aceitaremos qualquer ... coexistência com Israel ... Hoje a questão não é o estabelecimento da paz entre os estados árabes e Israel ... A guerra com Israel está em vigor desde 1948."


 De fato, as forças árabes foram mobilizadas nas fronteiras de Israel na primavera de 1967. Em 15 de maio, as tropas egípcias entraram no Sinai e se concentraram perto da fronteira israelense no sul.  E em 18 de maio, as tropas sírias estavam preparadas para a batalha ao longo das Colinas de Golã, a leste.


 Em 30 de maio, o rei Hussein da Jordânia assinou um pacto de defesa com o Egito.  Imediatamente após o acordo, Nasser do Egito anunciou: "Os exércitos do Egito, Jordânia, Síria e Líbano estão posicionados nas fronteiras de Israel ... para enfrentar o desafio, enquanto atrás de nós estão os exércitos do Iraque, Argélia, Kuwait, Sudão  e toda a nação árabe. Este ato vai surpreender o mundo. Hoje eles saberão que os árabes estão preparados para a batalha, a hora crítica chegou. Chegamos à fase de ação séria e não de declarações."


 Como disse Nasser, as quatro nações ao redor de Israel foram apoiadas pelo resto das nações árabes em sua intenção de destruir o Estado Judeu.  O presidente Abdur Rahman Aref, do Iraque, declarou: "A existência de Israel é um erro que deve ser retificado. Esta é nossa oportunidade de acabar com a ignomínia que está conosco desde 1948. Nosso objetivo é claro - varrer Israel do mapa."  O Iraque apoiou essas palavras com ação ao se juntar à aliança militar com Egito, Jordânia e Síria em 4 de junho.


 Quando a guerra começou em 5 de junho, o Estado Judeu enfrentou forças combinadas de mais de 465.000 soldados, mais de 2.800 tanques e 800 aeronaves.  Em resposta à ameaça real de aniquilação devido aos números absolutos dispostos contra eles, Israel exerceu sua única vantagem potencial e iniciou ações preventivas de surpresa.


 Em 5 de junho, as forças israelenses lançaram um ataque de manhã cedo contra a força aérea egípcia e, no final do dia, neutralizaram completamente as forças aéreas egípcias e jordanianas e destruíram metade dos aviões da Síria.  Antes do fim da guerra, Israel ganhou controle sobre Gaza e o Sinai (que havia sido ocupado pelo Egito), Judéia, Samaria e a parte oriental de Jerusalém (que havia sido ocupada pelo Jordão) e as Colinas de Golã (que haviam sido usadas pela Síria para disparar contra pescadores israelenses no Mar da Galiléia e fazendeiros israelenses no Vale do Hula).


 Quando sua guerra de autodefesa começou, Israel não tinha intenção de lutar contra a Jordânia pelo Monte do Templo.  No entanto, quando a Jerusalém ocidental ficou sob fogo jordaniano, Israel precisou defender a cidade.  No decorrer da batalha, as forças israelenses repentinamente tiveram a oportunidade de assumir o controle da Cidade Velha, incluindo o Monte do Templo.  Eles tiveram sucesso e, como resultado, a capital de Israel foi unificada.  Esta vitória marcou o fim de 19 anos de divisão de Jerusalém após a Guerra da Independência de Israel - uma guerra que também foi iniciada pelo Egito, Síria, Jordânia, Líbano e Iraque com o objetivo de destruir o recém-nascido Estado judeu.


 A reunificação da cidade de Jerusalém em 7 de junho de 1967 é motivo de grande alegria para os israelenses e para todos aqueles que se preocupam com Israel e o povo judeu.  Como o feriado é celebrado esta semana em Israel, que todos aqueles que apóiam Israel também comemorem!


Tradução Josimar Salum


#ASONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário