domingo, 19 de abril de 2015

Um painel de juízes pesam o destino das ordens executivas de Obama sobre imigração.

New York Times (Traduzido)


NEW ORLEANS - O destino imediato da reforma imigratória arrebatadora do presidente Obama agora está com um painel de três juízes depois de um intenso embate jurídico na sexta-feira (17/4/15) entre os advogados do governo federal e advogados de uma coalizão de 26 estados que tem desafiado as ações executivas.

Um juiz distrital federal em fevereiro com raiva ordenou uma parada por tempo indeterminado do plano do presidente, que protegeria até cinco milhões de imigrantes indocumentados de deportação e forneceria autorizações de trabalho para muitos deles. O juiz, Andrew S. Hanen, em Brownsville, no Texas., disse que Obama havia abusado de seu poder e violou procedimentos administrativos.

Em duas horas e mais de alegações na sexta-feira nosTribunal de Apelações para o Quinto Circuito dos Estados Unidos, em Nova Orleans, ofereceu algumas dicas sobre os problemas com que se confrontarão os três juízes quedeliberarão  nos próximos dias. 

Advogados do Departamento de Justiça vieram sob questionamento afiado de um dos juízes, que perguntou se havia limites sobre a capacidade do governo para mudar fiscalização da imigração.

"Nós estamos olhando para a ação ilegal que ninguém poderia desafiar", disse o juiz, Jennifer Elrod, um nomeado do presidente George W. Bush. Ela sugeriu que os argumentos do governo poderia ser estendida para permitir que cada imigrante indocumentado a permanecer no país legalmente.

Mas os advogados para o Estado do Texas, que estão liderando o processo contra as ações executivas, enfrentou o ceticismo de um juiz nomeado por Obama. Aquele juiz, Stephen A. Higginson, sugeriu várias vezes que os tribunais não devem interferir muito na forma como as agências federais exercem a sua autoridade.

Juiz Higginson disse Scott A. Keller, o Texas procurador-geral, que o seu argumento poderia paralisar uma série de ações do governo. "Isso é uma regra perigosa para nós intervir", disse o juiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário