segunda-feira, 25 de outubro de 2021

CONTABILIDADE DE ACUMULAÇÃO CONTABILIDADE DE CAIXA - QUAL É A DIFERENÇA Por CHIZOBA MORAH


CONTABILIDADE DE ACUMULAÇÃO CONTABILIDADE DE CAIXA - QUAL É A DIFERENÇA

Por CHIZOBA MORAH


Contabilidade de princípio de acumulação vs. Contabilidade de caixa: uma visão geral


A principal diferença entre o regime de acumulação e o regime de caixa está no momento em que as receitas e despesas são reconhecidas. O método de caixa é um reconhecimento mais imediato de receitas e despesas, enquanto o regime de acumulação  foca nas receitas e despesas antecipadas.


PRINCIPAIS RECONHECIMENTOS


A contabilidade de acumulação significa que as receitas e despesas são reconhecidas e registradas quando ocorrem, enquanto a contabilidade de caixa significa que esses tipos de itens não são documentados até a troca de dinheiro.


A contabilidade de caixa é mais fácil, mas a contabilidade de acumulação demonstra um retrato mais preciso da saúde de uma empresa, incluindo contas a pagar e contas a receber.


O método de acumulação é o método mais comumente usado, especialmente por empresas de capital aberto, pois suaviza os lucros ao longo do tempo.


Método de contabilidade pelo princípio de acumulação 


A receita é contabilizada quando é ganha. Normalmente, a receita é registrada antes que qualquer dinheiro mude de mãos. Ao contrário do método de caixa, o método de acumulação registra a receita quando um produto ou serviço é entregue a um cliente com a expectativa de que o dinheiro será pago no futuro. As despesas de bens e serviços são registradas apesar de ainda não haver desembolso de caixa para essas despesas.


Contabilidade de caixa


A receita é relatada na demonstração do resultado somente quando o dinheiro é recebido. As despesas são registradas apenas quando o dinheiro é pago. O método de caixa é usado principalmente por pequenas empresas e para finanças pessoais.


Principais diferenças


A principal vantagem do método de dinheiro é sua simplicidade - ele contabiliza apenas dinheiro pago ou recebido. Rastrear o fluxo de caixa de uma empresa também é mais fácil com o método de caixa.


Mas uma desvantagem do método de caixa é que ele pode exagerar a saúde de uma empresa rica em caixa, mas com grandes somas de contas a pagar que excedem em muito o caixa registrado e o fluxo de receita atual da empresa. Um investidor pode concluir que a empresa está tendo lucro quando, na realidade, a empresa está perdendo dinheiro.


Enquanto isso, a vantagem do regime de acumulação é que inclui contas a receber e contas a pagar e, como resultado, é uma imagem mais precisa da rentabilidade de uma empresa, principalmente no longo prazo. A razão para isso é que o método de acumulação registra todas as receitas quando elas são ganhas e todas as despesas quando são incorridas.


Por exemplo, uma empresa pode ter vendas no trimestre atual que não seriam registradas no método à vista porque a receita não é esperada até o trimestre seguinte. Um investidor pode concluir que a empresa não é lucrativa quando, na realidade, a empresa está indo bem.


A desvantagem do método de acumulação  é que ele não rastreia o fluxo de caixa e, como resultado, pode não contabilizar uma empresa com uma grande escassez de caixa no curto prazo, apesar de parecer lucrativa no longo prazo. Outra desvantagem do método de acumulação é que pode ser mais complicado de implementar, pois é necessário contabilizar itens como receitas não obtidas e despesas pré-pagas.


Considerações Especiais


O método de acumulação é mais comumente usado por empresas, principalmente empresas de capital aberto. Uma razão para a popularidade do método de acumulação é que ele suaviza os ganhos ao longo do tempo, uma vez que contabiliza todas as receitas e despesas à medida que são geradas, em vez de serem registradas intermitentemente no método de caixa. Por exemplo, sob o método de caixa, os varejistas pareceriam extremamente lucrativos no quarto trimestre, já que os consumidores compram para a temporada de férias, mas não pareceriam lucrativos no primeiro trimestre, uma vez que os gastos dos consumidores diminuíram após o pico do feriado.


Ambos os métodos têm suas vantagens e desvantagens, e cada um mostra apenas parte da saúde financeira de uma empresa. Compreender o método de acumulação e o fluxo de caixa de uma empresa com o método de caixa é importante ao tomar uma decisão de investimento.


Exemplo de contabilidade de acumulação vs. Exemplo de contabilidade de caixa


Digamos que você tenha uma empresa que vende máquinas. Se você vende máquinas no valor de $ 5.000, pelo método de dinheiro, esse valor não é registrado nos livros até que o cliente lhe entregue o dinheiro ou você receba o cheque. De acordo com o método de acumulação, os $ 5.000 são registrados como receita imediatamente quando a venda é feita, mesmo se você receber o dinheiro alguns dias ou semanas depois.


O mesmo princípio se aplica às despesas. Se você receber uma conta de energia elétrica de $ 1.700, pelo método em dinheiro, o valor não será contabilizado até que você pague a conta. No entanto, de acordo com o método de acumulação, os $ 1.700 são registrados como despesa no dia em que você recebe a fatura.


https://www.investopedia.com/ask/answers/09/accrual-accounting.asp


Revisado por ANDY SMITH

Fato verificado por SUZANNE KVILHAUG em 19 de agosto de 2021


Traduzido do Inglês por Filipe S.S. Gouvea 


#YousephDaniel


Youseph & Daniel, Inc

’Taxes’- ITIN - Contabilidade e Abertura de Empresas, Igrejas e “Non-profits” - Consultoria para Indivíduos, Empresas e igrejas.


Mensagens escritas pelo Whatsapp : 1-774-696-3714

jsalum@yousephdaniel.com


http://www.yousephdaniel.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário